terça-feira, 4 de outubro de 2011

CAPÍTULO 32 - UM RECOMEÇO...

EDUARDO NÃO VIA OS PAIS HÁ MUITO TEMPO. ELE NÃO TINHA CORAGEM DE ENCARÁ-LOS. PELO MENOS POR ENQUANTO. MAS O GAROTO ESTAVA FELIZ POR ESTAR RODEADO DE AMIGOS. SE EMPENHAVA MUITO EM AJUDAR JONATHAM E BETO NO TRABALHO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE NA ATUALIDADE.
SEMANALMENTE ELES REALIZAVAM ENCONTROS NO APARTAMENTO DE HELENINHA PARA DISCUTIR SOBRE OS AVANÇOS DO TRABALHO. O LOCAL ERA UM VERDADEIRO QG DA GALERA.
HELENINHA SEMPRE FICAVA FELIZ QUANDO ABRIA A PORTA E VIA O PELOTÃO DA ALEGRIA FORMADO POR RENATO, EDUARDO, THIAGO, BETO, JONATHAM, SANDRA E JULIANA. A CASA SEMPRE FICAVA CHEIA DE PAPÉIS NO CHÃO, NOTEBOOK, IMPRESSORA, COMPUTADOR, CÂMERA DE VÍDEO.
TODOS TRABALHAVAM EM EQUIPE, EM UM CLIMA MUITO AGRADÁVEL. HELENINHA E AS GAROTAS CHEGARAM COM UMA BANDEJA DE LANCHES.
-                 -  HORA DA BÓIA!
TODOS ATACAVAM OS LANCHES.
- GENTE, QUE TRABALHEIRA! PENSEI QUE NUNCA FOSSÊMOS ACABAR. – DIZ HELENINHA EMPOLGADA
-                   FOI ÓTIMA A IDÉIA DO DOCUMENTÁRIO. DEU UM POUCO MAIS DE TRABALHO, MAS ACHO QUE SE VOCÊS GANHAREM, DEVERIAM PROPOR A COMERCIALIZAÇÃO DO DVD JUNTO COM A REVISTA. –DIZ SANDRINHA EMPOLGADA.
-                   SERIA UMA ÓTIMA IDÉIA. - RESPONDE JONATHAM.
EDUARDO APROXIMA-SE DE BETO.
-               -    E A FAMILIA, BETO, COMO ESTÁ?
-                -  SEUS PAIS ESTÃO MEIO TRISTES, NÃO SÃO MAIS TÃO ANIMADOS COMO ERAM. MEU PAI CONTINUA LOUCÃO E O VÍTOR AINDA RODA BOLSINHA, MAS JÁ PROVIDENCIEI UMAS FOTOS E UM VÍDEO CASEIRO.
TODOS GARGALHAM...
-                 -  VOCÊ NÃO VALE NADA, BETO... SEU PAI VAI AO CONCURSO?
-             -      ACHO QUE VAI, INCLUSIVE ELE CHAMOU OS SEUS PAIS.
-                -   DUVIDO QUE ELES VÃO.
RENATO REPARA HELENINHA QUE SE MOSTRA SEM GRAÇA. HELENINHA AINDA EVITAVA RENATO. ELA SABIA QUE AMOR NÃO SE APAGAVA COM UMA BORRACHA, E JAMAIS FICARIA COM RENATO...

***

NO DIA DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE JONATHAM E BETO O GRANDE ESTACIONAMENTO ESTAVA LOTADO. RENATO, HELENINHA E EDUARDO DESCEM DO CARRO, E VÃO EM DIREÇÃO A ENTRADA DO AUDITÓRIO DA FACULDADE.

TODOS APLAUDEM O ANFITRIÃO DA FESTA, QUE ERA UM DOS PROFESSORES DA FACULDADE. A TURMA TODA ESTAVA LÁ, ATÉ THIAGO. RENATO ESTAVA SENTADO PRÓXIMO A HELENINHA, DE VEZ EM QUANDO, ELE NÃO CONSEGUIA SE CONTER E FICAVA SEM GRAÇA. A GAROTA OLHA PARA EDUARDO. RAPIDAMENTE ELA PEGA NA MÃO DO AMIGO.
-                -   PRECISAMOS CONVERSAR.
OS DOIS FORAM ATÉ O HALL DA FACULDADE. HELENINHA MOSTRA-SE PREOCUPADA.
-                 -  EDU, JURO QUE NÃO ESTOU FORÇANDO A BARRA PRA CIMA DO RENATO. SE VOCÊ QUISER, EU DOU UM TEMPO DE VOCÊS.
-                 -  QUE TEMPO HELENINHA?
-                -   ESTOU ATRAPALHANDO...
-                   -NÃO SE PREOCUPA, JÁ ESTÁ TUDO CERTO ENTRE ELE E EU.
-                 -  COMO ASSIM TUDO CERTO?
-                -   EU FALEI A VERDADE HELENINHA.
-              -     POR QUE NÃO ME CONTOU ANTES?
-                  - ELE TE AMA.
HELENINHA MOSTRA-SE CONFUSA. SERÁ QUE EDUARDO ESTAVA MAIS UMA VEZ EVITANDO SEUS SENTIMENTOS POR ELA?
-            -      VOCÊ TINHA RAZÃO. NÃO VOU PERDER A AMIZADE DELE. NUNCA.
EDUARDO DÁ UM FORTE ABRAÇO NELA, PEGANDO-A DESPREVENIDA.
- EDU. ESPERA. COMO ASSIM ELE ME AMA? E O AMOR QUE VOCÊ SENTE POR ELE? EVAPOROU?

- CLARO QUE NÃO HELENINHA.  MEU AMOR PELO RENATO SÓ AUMENTOU.
- NÃO ENTENDO...
- O RENATO É E SEMPRE SERÁ O MEU GRANDE AMOR. SÓ QUE EU ME DEI CONTA DE QUE A VIDA REALMENTE É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS. APRENDI QUE SEM AMIGOS A GENTE NÃO CHEGA A LUGAR NENHUM. NUNCA IMAGINEI QUE POR PURA AMIZADE O RENATO PUDESSE FAZER O QUE ELE FEZ POR MIM, E PELO THIAGO TAMBÉM. AFINAL, DESDE O COMEÇO ELE SÓ QUERIA AJUDAR OS AMIGOS. ACHO QUE O VERDADEIRO AMOR NÃO É POSSESSIVO. O AMOR DE VERDADE, PERMITE QUE VOCÊ QUEIRA VER A PESSOA AMADA FELIZ, INDEPENDENTEMENTE DE COM QUEM ELA ESTEJA. APRENDI COM MEUS AMIGOS QUE AMORES EXISTEM E QUE A VIDA NÃO É PERFEITA. OS MOCINHOS NÃO ACABAM JUNTOS... MAS QUE UMA COISA ESTEJA CERTA, NA MINHA HISTÓRIA O VILÃO NÃO VENCE.
HELENINHA SORRI EMOCIONADA.
- QUEM É O VILÃO EDU?
- O PRECONCEITO.
OS DOIS SE ABRAÇAM EMOCIONADOS.

***

HELENINHA E EDUARDO VOLTAM A SEUS LUGARES. O ANFITRIÃO DA FESTA COMEÇA A FALAR. TODOS ESTÃO EMOCIONADOS.
-   - A PRÓXIMA CATEGORIA IMPOSTA AOS NOSSOS ESTUDANTES FOI A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO SOBRE O PRECONCEITO NA SOCIEDADE. EU GOSTARIA DE ME POSICIONAR EM RELAÇÃO AO TRABALHO VENCEDOR...
JONATHAM E BETO OLHAM-SE RECEOSOS. ELES DÃO AS MÃOS. A GALERA PARECE APREENSIVA.
-     - O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO NO TRABALHO FOI O TITULO NO MÍNIMO CURIOSO. GUEIS... ISSO MESMO G, U, E, I, S: GUEIS. NA CONCEPÇÃO DOS CRIADORES QUER DIZER; ‘GAROTOS ULTRA ESPECIAIS, INTELIGENTES E SIMPÁTICOS...
A GALERA SORRI ALEGREMENTE.
-                   ... A COMISSÃO ACHOU MUITO CRIATIVO APORTUGUESAR A PALAVRA EM QUESTÃO. ACHAMOS QUE AQUELA SERIA APENAS MAIS UMA MATÉRIA ONDE ENCONTRARÍAMOS O COTIDIANO GAY, OS CASAIS FAMOSOS, A CLASSE SOCIAL. SIM, ISSO REALMENTE ESTÁ NA MATÉRIA, MAS, PARA NOSSA SURPRESA, ENCONTRAMOS NESSE TEXTO, ALGO QUE VINHA DO CORAÇÃO. PARECIAM TEXTOS DE ROMANCES TIRADOS DE LIVROS. ESSES JOVENS CONSEGUIRAM IMPRIMIR PUREZA EM UMA COISA QUE TODOS ACHAM SUJA: A HOMOSSEXUALIDADE. LI OS DEPOIMENTOS DE VÁRIOS JOVENS E DESCOBRI QUE LÁ NO FUNDO, TODOS BUSCAM A MESMA COISA: AMAR. PALMAS PARA OS VENCEDORES JONATHAM VIEIRA E ROBERTO BRAGANÇA, GANHADORES DA MATÉRIA “GUEIS” DA REVISTA COTIDIANO.

TODOS APLAUDEM. OS JOVENS SOBEM AO PALCO. TODOS SE ABRAÇAM ALEGREMENTE NA PLATÉIA. DORINHA ENXUGA AS LÁGRIMAS AO VER O FILHO RECEBER O PRÊMIO.
DE REPENTE UM GRUPO COMEÇA A VAIAR.
JONATHAM E BETO RECEBEM O TROFÉU. AS VAIAS SE INTENSIFICAM COM O CESSAR DOS APLAUSOS. TODOS OLHAM PARA O GRUPO DE AGITADORES. O ANFITRIÃO CONTINUA SIMPÁTICO.
-                   -  POR QUE ‘GAROTOS ULTRA ESPECIAIS’?
UM DOS AGITADORES SE LEVANTA.
-             -       VOCÊS SE ACHAM MELHORES DO QUE NÓS, E MAIS ESPECIAIS?
A FORTE LUZ DO HOLOFOTE ESTA NA DIREÇÃO DO ROSTO DE JONATHAN QUE SE ESFORÇA PARA VER O AGITADOR. ELE COLOCA A MÃO NO ROSTO TENTANDO OBSERVÁ-LO.
-                 -  NÃO NOS ACHAMOS MELHORES QUE NINGUÉM. CRIAMOS O TROCADILHO GUEIS PARA QUE PUDÉSSEMOS AMENIZAR O IMPACTO QUE A PALAVRA CAUSA. 
-                 -  VOCÊS SE CONSIDERAM MAIS ESPECIAIS QUE NÓS? MAIS FORTES? CAI NA REAL HOMOSSEXUALIDADE É UMA DOENÇA.
-         - HOMOSSEXUALIDADE NÃO É MAIS CONSIDERADO DOENÇA HÁ MUITO TEMPO... E ACHO QUE MERECEMOS RESPEITO POR ESTARMOS AQUI.
-      - VOCÊ PERDEU O RESPEITO A PARTIR DO MOMENTO QUE RESOLVEU VIRAR BICHA.
    NINGUÉM ESCOLHE SER GAY.
-                   SE VOCÊ NÃO ESCOLHE, QUER DIZER QUE É UMA DOENÇA?
-                   NÃO É DOENÇA AMAR UMA PESSOA DO MESMO SEXO.
-                   VIADO AMA?
JONATHAM OLHA SERIAMENTE PARA O AGITADOR. OLHA PARA CIMA, EM DIREÇÃO AO ILUMINADOR.
- SERÁ QUE O PESSOAL DO REFLETOR PODE ILUMINAR O CAVALHEIRO TÃO PARTICIPATIVO?
O ILUMINADOR JOGA UM HOLOFOTE EM CIMA DO GAROTO QUE APARENTA TER SEUS VINTE E POUCOS ANOS. O GAROTO ESTA SENTADO COM AR “LARGADO” NA POLTRONA. JONATHAM ANDA ATÉ O COMEÇO DO PALCO.
-                   COMO PODE AFIRMAR ALGO COM TANTA CONVICÇÃO, SE VOCÊ NÃO TEM GRAU DE COMPARAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO HÉTERO E O GAY? AFINAL VOCÊ É HÉTERO, NÃO É?
SILÊNCIO POR PARTE DA PLATÉIA.
-                   NÃO SOU BICHA!
-                   NÃO DISSE QUE VOCÊ É. VOCÊ ESTÁ COLOCANDO PALAVRAS NA MINHA BOCA.
TODOS SORRIEM DISCRETAMENTE.
-                   POSSO LER UMA PARTE DA MATÉRIA? – PERGUNTA JONATHAM PARA O ANFITRIÃO.
-                   FIQUE Á VONTADE.
JONATHAM ABRE O TRABALHO EM DETERMINADA PÁGINA E SE APROXIMA DO PÚLPITO.
-                   EM UM DOS RELATOS DO NOSSO TRABALHO, HÁ UMA HISTÓRIA DE UM RAPAZ QUE TAMBÉM ACHAVA QUE ERA DOENTE PELO FATO DE GOSTAR DE OUTROS RAPAZES. ELE ERA EXTREMAMENTE INFELIZ. MANTINHA SECRETAMENTE, UM AMOR PLATÔNICO, PELO SEU MELHOR AMIGO, E ACHAVA QUE ISSO ERA UMA DOENÇA...
JONATHAM SORRI PARA EDUARDO, QUE SE MOSTRA RECEOSO. O GAROTO OLHA PARA RENATO QUE TAMBÉM SORRI MEIO SEM JEITO.
-                   ... A SEGUIR, VOU LER UM TRECHO DA CARTA QUE FOI EXTRAÍDA DO DIÁRIO DO GAROTO EM QUESTÃO. O NOME DO TEXTO É; ‘A DOENÇA DE AMAR’.
OLHARES RECEOSOS POR PARTE DE HELENINHA, EDUARDO E RENATO.

A DOENÇA DE AMAR. AUTOR: UMA PESSOA MUITO ESPECIAL.
-                   “SEMPRE CONSIDEREI O AMOR COMO UMA DOENÇA; UMA DOENÇA QUE ÀS VEZES FAZ BEM; SE BEM, QUE NÃO SEI SE EXISTE DOENÇA DO BEM; O FATO É QUE EU AMO, MAS NÃO TENHO O DIREITO DE AMAR; O MEU AMOR É ERRADO, CONFUSO, PROIBIDO; E MAIS QUE TUDO, O MEU AMOR É PLATÔNICO; SINTO-ME DOENTE, POIS NÃO POSSO REVELAR AO MEU AMOR, O AMOR QUE SINTO PLATÔNICAMENTE EM MEU CORAÇÃO; REPARO SEUS LÁBIOS, SEU SORRISO, SUA PELE MACIA, SEU CORPO PERFEITO... E SINTO UMA ENORME VONTADE DE PROCLAMAR O MEU AMOR; MAS COMO JÁ CITEI, MEU AMOR É ERRADO; ENTÃO, SIGO A VIDA, COM A MINHA DOENÇA, O AMOR; DIGA-ME SE NÃO É UMA DOENÇA O QUE ESTOU SENTINDO? PENSAR, PENSAR E PENSAR EM COMO TUDO SERIA BOM SE AS COISAS FOSSEM MAIS FÁCEIS; PENSAR EXCESSIVAMENTE A PONTO DE NÃO PENSAR EM MAIS NADA; SEI QUE, COMO QUALQUER OUTRA DOENÇA, ESSA TAMBÉM VAI PASSAR; É O TIPO DE DOENÇA QUE COM O PASSAR DO TEMPO, APRENDE-SE A DOMAR; E PRINCIPALMENTE ACEITAR, MAS SE ACEITA CALADO, SOFRENDO COM A MESMA MATURIDADE QUE ME FAZ PENSAR QUE POSSO ME CURAR.”
JONATHAM ESTÁ VISIVELMENTE EMOCIONADO. EDUARDO MAIS AINDA. RENATO O REPARA COM ADMIRAÇÃO. TODOS ESTÃO CALADOS E COMOVIDOS. JONATHAM, AINDA EMOCIONADO, OLHA PARA O AGITADOR.
-                   DESCULPE-ME SE EU INSINUEI ALGO A SEU RESPEITO. NA VERDADE EU SÓ QUERIA LER ESSE TEXTO PRA MOSTRAR QUE NÃO SOMOS FEITOS DE SACANAGENS, COMO GERALMENTE A MÍDIA MOSTRA. QUEREMOS MOSTRAR QUE HÁ UM CORAÇÃO BATENDO EM NOSSO PEITO. E QUE SOFREMOS TANTO QUANTO VOCÊS. HOJE, O CARA QUE ESCREVEU ESSE TEXTO, PENSA DE FORMA DIFERENTE. O MAIS LEGAL É QUE O CARA QUE ESCREVEU ESSE TEXTO ESTÁ AQUI HOJE, ENTRE VOCÊS...
TODOS SE OLHAM A PROCURA DO ESCRITOR.
-                   ... VOCÊS NÃO IRÃO ENCONTRÁ-LO. NÃO ESTÁ ESCRITO NA TESTA DELE “SOU UM GAY TALENTOSO”. ESSA É A GRANDE GRAÇA DE CONHECER AS PESSOAS SEM ESTEREOTIPÁ-LAS. O GRANDE BARATO DESSA HISTÓRIA FOI QUE O MEU AMIGO DESCOBRIU ALGO QUE TODOS PRECISAM SABER: QUE O AMOR NÃO É UMA DOENÇA, O PRECONCEITO SIM.
AOS POUCOS TODOS COMEÇAM A APLAUDIR. JONATHAM ABRAÇA BETO. HELENINHA, EDUARDO, RENATO, JULIANA E SANDRA TAMBÉM SE ABRAÇAM.
MÁRIO, JOÃO E CLARA APARECEM VISIVELMENTE EMOCIONADOS. O CORAÇÃO DE MÁRIO ESTAVA APERTADO POR LEMBRAR QUE UM DIA LEVANTOU A MÃO PARA O FILHO QUE TANTA AMAVA. EDUARDO CHORA SEM PARAR. ELE NÃO SABIA QUE SEUS PAIS ESTAVAM NO AUDITÓRIO E SOFRIA POR PENSAR QUE SERIA O MÁXIMO SE ELES PUDESSEM OUVIR AS PALAVRAS DE JONTHAM
OS APLAUSOS SE INTENSIFICAM.
TODOS SE SENTAM E EDUARDO FICA EM PÉ. SEU CORAÇÃO BATIA ACELERADO. UM SILÊNCIO TOMOU CONTO DA PLATEIA E TODOS REPARAM O GAROTO QUE COM LÁGRIMAS NOS OLHOS ENCARA JONATHAN.
- POSSO FALAR UMA COISA? – PERGUNTA EDUARDO VISIVELMENTE EMOCIONADO.
JONATHAN, COM LÁGRIMAS, SORRI PARA O AMIGO. O MICROFONE É PASSADO PELAS PESSOAS ATÉ CHEGAR NELE.
- O TEXTO É MEU!
TODAS AS ATENÇÕES SE VIRAM PARA EDUARDO. MARIO E CLARA REPARAM EDUARDO COM INTENSIDADE. O GAROTO RESPIRA PROFUNDAMENTE E TODOS PARECEM ANSIOSOS PARA OUVI-LO.

- AS COISAS NÃO FORAM FÁCEIS PRA MIM. ANTES EU NÃO TINHA CORAGEM DE FALAR QUE ERA GAY, SIMPLESMENTE POR QUE TINHA VERGONHA DE SER QUEM EU ERA. E PODEM ACREDITAR, EU ERA MUITO INFELIZ. MAS, A PIOR COISA QUE ME ACONTECEU, COM TODA CERTEZA, FOI O FATO DE EU TER PERDIDO A MINHA FAMÍLIA. TUDO PELO FATO DE SER GAY.

EDUARDO,ENCONTRA DIFICULDADES PARA FALAR. ELE ENXUGA AS LÁGRIMAS.

- APANHEI DO MEU PAI, TENTEI SUICIDIO, TIVE QUE APRENDER A ME VIRAR SOZINHO, PERDI A AMIZADE DE ALGUNS AMIGOS, MAS, ME REERGUI. GRAÇAS AOS AMIGOS DE VERDADE. GRAÇAS A ESSES DOIS CARAS QUE HOJE, POR MERECIMENTO, GANHARAM ESSE PRÊMIO. ELES, E OUTROS AMIGOS QUE ESTÃO NA PLATÉIA ME ENSINARAM A AMAR A MIM MESMO. GRAÇAS A ELES, SEI O QUE SÃO AMIGOS DE VERDADE, DECLAREI MEU AMOR À PESSOA QUE AMO, E ENFRENTEI TODAS AS CONSEQÜÊNCIAS POR ISSO. GRAÇAS A AMIZADE DESCOBRI QUE SER GAY NÃO É UM PROBLEMA. O VERDADEIRO PROBLEMA DA HUMANIDADE É A INTOLERANCIA QUE EXISTE CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL. ESPERO QUE TODOS OS PAIS PRESENTES APRENDAM A AMAR OS FILHOS INDEPENDENTEMENTE DO QUE ELE SÃO. 

AS PESSOAS SE LEVANTAM NOVAMENTE E APLAUDEM FERVOROSAMENTE. TODOS SE ABRAÇAM EMOCIONADAMENTE. JONATHAM E BETO SAEM COMO OS GRANDES VENCEDORES DA NOITE. A GALERA SOBE AO PALCO E COMEMORAM.

***

NO ESTACIONAMENTO AS PESSOAS AINDA PARABENIZAM BETO E JONATHAM PELA MAGNÍFICA APARESENTAÇÃO.
RENATO, QUE HAVIA IDO BUSCAR O CARRO, APARECE BUZINANDO E SAI DE DENTRO DO CARRO. HELENINHA, THIAGO E EDUARDO ESTÃO PRÓXIMOS.
THIAGO SE APROXIMA DE EDUARDO.
-                   PARABÉNS, VOCÊ TAMBÉM SE EMPENHOU MUITO NESSE PROJETO.
-                   VOCÊ  AJUDOU THIAGO. TAMBÉM MERECE OS CRÉDITOS.
-                   É. TALVEZ UMA GARAFA DE VINHO, DOS BONS, CLARO.
-                   OK. ESTOU TE DEVENDO.
OS DOIS SORRIEM.
- NOS VEMOS AMANHÃ?
- NA VERDADE NÃO. VIAJAREI DE MANHÃ.

-                   IRÁ PRA ONDE?
-                   NÃO TENHO A MÍNIMA IDÉIA. SERÁ UMA DAQUELAS VIAGENS SEM RUMO. TIPO ROAD MOVIE. ALUGAREI UM SUPER CONVERSÍVEL E CAIREI NA ESTRADA.
-                   VAI SOZINHO?
-                   O JONATHAM E O BETO VÃO COMIGO.
RENATO SAI DO CARRO COM SORRISO IRÔNICO.
-QUE INTERESSE THIAGO! VOCÊ QUER IR?
-                   CLARO QUE NÃO!
THIAGO OLHA PARA EDUARDO
-                   BOA VIAGEM.
THIAGO ESTENDE A MÃO PARA EDUARDO A FIM DE CUMPRIMENTÁ-LO. O GAROTO O CUMPRIMENTA. OS DOIS SE OLHAM INTENSAMENTE, ATÉ QUE, JUNTOS, SOLTAM AS MÃOS.
THIAGO ENTRA EM SEU CARRO OLHANDO PARA EDUARDO E VAI EMBORA.
RENATO SORRI COM ZOMBARIA.
-                   É IMPRESSÃO MINHA OU PINTOU UM CLIMA?
-                   NÃO PINTOU NADA!
-                   SEI... BOM, VAMOS INDO?
-                   É MELHOR VOCÊ LEVAR A HELENINHA EM CASA. EU VOU PASSAR NA BOATE COM O BETO E O JONATHAM.
- PODEMOS IR?
EDUARDO SORRI MALICIOSAMENTE.
-                   NÃO! VOCÊS NÃO PODEM, HOJE É SÓ PARA GAYS.

-                   VOCÊ ESTÁ MUITO PRECONCEITUOSO COM OS HETÉROS.
OS TRÊS SORRIEM.
HELENINHA, UM POUCO RECEOSA, APROXIMA-SE DE EDUARDO.
-                   POR QUE ESTÁ FAZENDO ISSO? – SUSSURANDO.
-                   PORQUE AMO VOCÊS DOIS.
HELENINHA SORRI E ABRAÇA EDUARDO. RENATO SORRI E TAMBÉM ABRAÇA O AMIGO. OS TRÊS PERMANECEM ABRAÇADOS POR ALGUNS SEGUNDOS.
-                   VOCÊ É O CARA. – DIZ EDUARDO PARA RENATO.
-                   VOCÊ TAMBÉM.
RENATO ESTENDE A MÃO PARA EDUARDO, CUMPRIMENTANDO-O COM INTENSIDADE. EDUARDO PEGA NA MÃO DE HELENINHA E JUNTA COM A MÃO DE RENATO. EM SEGUIDA ELE SOLTA APENAS A SUA MÃO. ESSE GESTO SIMBOLIZOU UMA NOVA ETAPA NA VIDA DE EDUARDO. A PARTIR DAQUELE MOMENTO ELE ENTREGAVA RENATO PARA HELENINHA E VICE VERSA. OS TRÊS PARECIAM ENTENDER A SITUÇÃO. NÃO ERAM NECESSÁRIAS AS PALAVRAS.
RENATO E HELENINHA ENTRAM NO CARRO.
EDUARDO ACOMPANHA A SAÍDA DO AUTOMÓVEL QUE SAI VAGAROSAMENTE. ELE OBSERVA ALIVIADAMENTE.
JONATHAM SE APROXIMA DELE ABRAÇANDO-O.
-                   COMO ESTÁ SE SENTINDO?
-                   MUITO FELIZ... FELIZ PORQUE ACABOU JONATHAM. ACABOU.
OS DOIS SORRIEM, NESSE MOMENTO OUVE-SE A VOZ DE MÁRIO.
-                   FILHO?

EDUARDO VIRA-SE E EMOCIONA-SE AO VER SEUS PAIS. SEM HESITAR ELE ABRAÇA MÁRIO E CLARA.
- O QUE ESTÃO FAZENDO AQUI?
MÁRIO, EMOCIONADO CHORA.
-                   VIEMOS VER O TRABALHO MARAVILHOSO PELO QUAL MEU FILHO FEZ PARTE. O JONATHAN NOS CONVIDOU.
EDUARDO, VISIVELMENTE EMOCIONADO ABRAÇA MÁRIO E CLARA.
- NÃO ACREDITO QUE ESTÃO AQUI! SENTI TANTA FALTA DE VOCÊS.
- DESCULPA FILHO.
- NÃO TENHO TEM O QUE DESCULPAR. AMO VOCÊS.
CLARA COLOCA AS MÃOS NO ROSTO DE EDUARDO.
-                   O SEU TEXTO É MARAVILHOSO FILHO.
EDUARDO REPARA SUA MÃE COM SURPRESA.
-                 VOCÊ SABIA QUE O TEXTO ERA MEU ANTES DE EU FALAR?
CLARA SORRI MEIO SEM JEITO.
-                   EU JÁ LI O SEU DIÁRIO.
-                   MÃE!!!
TODOS SORRIEM.
HÁ UM DITADO QUE DIZ: - OS PAIS SEMPRE SABEM. NO FUNDO MÁRIO E CLARA SEMPRE SOUBERAM...

***

BETO E JONATHAM JÁ ESTAVAM SEM PACIÊNCIA DE ESPERAR POR EDUARDO QUE NUNCA CHEGAVA. SERÁ QUE ELE HAVIA DESISTIDO DA VIAGEM? DE TANTO ESPERAR RESOLVERAM SENTAR-SE NA CALÇADA DA RUA DA CASA DE BETO, COLOCARAM ATÉ AS MALAS NA FRENTE DA CASA PARA SAÍREM ASSIM QUE EDUARDO CHEGASSE. BETO ESTAVA COM OS BRAÇOS APOIADOS NO JOELHO E COM AS MÃOS NO ROSTO COM AR DE DESANIMADO.
- ELE ESTÁ ATRASADO UMA HORA.
- BEM TÍPICO DELE.
DE REPENTE, EDUARDO ENCOSTA BRUSCAMENTE COM UM SUPER CONVERSÍVEL. ELE ESTÁ DESLUMBRANTE, TRAJANDO UMA REGATA E ÓCULOS ESCUROS.
CHARMOSAMENTE ELE TIRA OS ÓCULOS.
-                   ESTOU ATRASADO?
JONATHAM PULA NA FRENTE DO CARRO EMPOLGADAMENTE AFEMINADO.
-                   QUE CARRO, MONA!
JONATHAM E BETO RAPIDAMENTE JOGAM AS MALAS NO CARRO.
UM TÁXI PÁRA BRUSCAMENTE EM FRENTE AO CARRO DE EDUARDO.
DUAS MALAS SÃO ATIRADAS PARA FORA DO TÁXI. EM SEGUIDA, THIAGO APARECE COM AR DE CANSADO.
-                   TEM VAGA PRA MAIS UM?
EDUARDO, SURPRESO, SOLTA UM LARGO SORRISO.
-                   O QUE DEU EM VOCÊ?
THIAGO SORRI COM UM POUCO DE TENSÃO.
-                   NÃO SEI.  SÓ QUERO VIVER O MOMENTO, E NO MOMENTO QUERO CURTIR COM VOCÊ. COMO NOS VELHOS TEMPOS.
EDUARDO PARECE EXTASIADO COM A SITUAÇÃO. THIAGO APROXIMA-SE DE DELE.
-                   SÓ QUERO ME DIVERTIR. E VOCÊ É A MELHOR PESSOA PRA ISSO.
-                   NÃO PRECISA MAIS ME ENGANAR THIAGO.
THIAGO REPARA EDUARDO COM RECEIO.
-                   NÃO É O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO!
-                   ...VOCÊ SABE O QUE EU ESTOU PENSANDO?
-                   DEVE SER ALGO SÓRDIDO.
-                   ... VOCÊ É O CARA MAIS SÓRDIDO QUE EU CONHEÇO.
-                   ESTÁ VENDO? VOCÊ É UM SAFADO! – RESPONDE THIAGO SORRINDO.
-                   SÓ ESTOU PENSANDO QUE VOCÊ QUER NOS USAR PRA CONHECER GAROTAS, AFINAL, SÃO PALAVRAS SUAS; ‘GAYS SÓ CONHECEM GAROTAS BONITAS’.
THIAGO SORRI SURPREENDIDO.
-                   É, ATÉ QUE VOCÊ É ESPERTO.
EDUARDO SORRI SIMPATICAMENTE E ABRE A PORTA DO CARRO PARA QUE THIAGO SE SENTE NO BANCO DO PASSAGEIRO. THIAGO SORRI E OLHA PARA EDUARDO POR ALGUNS SEGUNDOS.
-                   POSSO DIRIGIR?

EDUARDO OLHA PARA BETO E JONATHAM QUE SORRIEM E ACENAM POSITIVAMENTE. EDUARDO JOGA AS CHAVES DO CARRO NAS MÃOS DE THIAGO.
-                   MAS ANTES EU TENHO ALGUMAS IMPOSIÇÕES.- DIZ THIAGO COM UM OLHAR IRÔNICO.
-                   ESPERA AÍ, FOI VOCÊ QUE SE OFERECEU PRA VIR COM A GENTE!
-                   MAS A CHAVE ESTÁ NA MINHA MÃO.
-                   OK. FALA. – RENDE-SE EDUARDO COM CERTO CHARMINHO.
-                   NÃO ME ATAQUE ENQUANTO EU ESTIVER DORMINDO.
JONTHAM E BETO GARGALHAM.
-                   SE VOCÊ ME PROMETER QUE NÃO VAI PULAR EM CIMA DE MIM QUANDO ESTIVER NU...
-                   TRATO FEITO.
OS DOIS SORRIEM E CUMPRIMENTAM-SE. THIAGO PULA PARA DENTRO DO CARRO. JONATHAM, SORRINDO, OLHA PARA EDUARDO.
-                   ELE ESTÁ LOUCO POR VOCÊ. – SUSSURANDO.
EDUARDO SORRI. TODOS ENTRAM NO CARRO. THIAGO DÁ A PARTIDA NO AUTOMÓVEL.

***

EDUARDO SEGUE RUMO AO DESCONHECIDO. UMA VIAGEM SEM REGRAS, SEM ROTEIROS. SEM IMPOSIÇOES OU PRECONCEITOS.
A PARTIR DO MOMENTO QUE EDUARDO ACEITOU A SI MESMO, ELE PODE PERCEBER QUE PODERIA SER UMA PESSOA FELIZ. AO PERCEBER A MUDANÇA DE EDUARDO, THIAGO TAMBÉM PERCEBEU QUE A ÚNICA FORMA DE SER FELIZ ERA ACEITANDO SUA CONDIÇÃO: DESPINDO-SE DOS PRECONCEITOS. ELE NÃO TINHA CERTEZA SE ERA GAY OU NÃO, MAS TAMBÉM, NÃO ESTAVA MUITO PREOCUPADO COM ISSO, AFINAL PESSOAS SÃO APENAS PESSOAS E NÃO PODEMOS FICAR ROTULANDO-AS.
“AME AS PESSOAS INDEPENDENTEMENTE DA OPÇÃO SEXUAL, COR, RAÇA OU RELIGIÃO, AFINAL, PERANDE DEUS, SOMOS TODOS IGUAIS. NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ É, E SIM O QUE VOCÊ FAZ, ENTÃO, FAÇA APENAS COISAS BOAS PORQUE, ASSIM COMO EDUARDO, A SUA HISTÓRIA TAMBÉM PODERÁ TER UM FINAL FELIZ.
SEJA UM EXEMPLO. SEJA FELIZ!
VALTINHO REGE
ENERGIA POSITIVA SEMPRE...



FIM