Não escolhemos o amor! É ele que nos escolhe! Será que é possível definir o amor? "SEMPRE AMIGOS..." conta a história de Eduardo, um garoto homossexual de dezenove anos que é apaixonado platônicamente pelo melhor amigo! "SEMPRE AMIGOS..." revela o verdadeiro sentido do amor e da amizade! Afinal esses dois sentimentos são universais e não importa o que você é, o que importa é o respeito que temos pelas pessoas! Leia desde o 1º Capítulo. Valtinho Rege.
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
CAPÍTULO 16 - CONVERSA FRANCA
JONATHAM E BETO RECEBERAM UMA DIFICIL TAREFA NO CURSO DE JORNALISMO: CRIAR UMA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE O PRECONCEITO DA SOCIEDADE NA ATUALIDADE. A IDÉIA ERA CRIAR UMA MATÉRIA PARA UM SEMINÁRIO DA FACULDADE. O TRABALHO SERIA APRESENTADO PARA TODOS OS ALUNOS DE JORNALISMO E CASO FOSSE ESCOLHIDO COMO UM DOS MELHORES SEMINARIOS SERIA IMPRESSO EM UM CADERNO ESPECIAL DE UMA DAS REVISTAS MAIS CONCEITUADAS DE SÃO PAULO.
NO ÍNICIO BETO REJEITOU A PROPOSTA. VÁRIOS GRUPOS QUERIAM TRATAR DO TEMA, MAS O PROFESSOR DA MATÉRIA “POLITICA E SOCIEDADE” ACHOU QUE O TEMA SERIA MELHOR ABORDADO POR PESSOAS QUE REALMENTE VIVIAM NO MEIO. BETO NÃO QUERIA LEVANTAR A QUESTÃO, ACHOU QUE ISSO CRIARIA UM ESTERIÓTIPO. NÃO QUERIA FALAR DE GAYS O TEMPO TODO SÓ PORQUE ERA GAY. “SUA VISÃO DEVERIA SER MAIS AMPLA” – PENSAVA ELE.
JONATHAM ERA MAIS ATIVISTA. JÁ QUE FAZIA O CURSO DE JORNALISMO PORQUE NÃO APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA LEVANTAR AS QUESTÕES QUE O INCOMODAVAM COMO O PRECONCEITO E A VIOLENCIA CONTRA HOMOSSEXUAIS.
JONATHAM SEMPRE CONSEGUIA ENXERGAR MAIS LONGE E IMEDIATAMENTE PERCEBEU QUE O BLOQUEIO DE BETO NÃO ERA APENAS O ESTERIÓTIPO. HAVIA ALGO A MAIS QUE O INCOMODAVA, ESSE ALGO SE CHAMAVA JOÃO.
O PAI DE BETO JAMAIS IA CONCORDAR EM VER O FILHO METIDO EM UM MUNDO GLS. QUANTO MAIS REGISTRANDO TUDO AQUILO! BETO FOI CATEGÓRICO E DISSE QUE JAMAIS FARIA O TRABALHO, POR MAIS QUE ISSO CUSTASSE A SUA NOTA BIMESTRAL.
JONATHAM FICOU EXTREMAMENTE IRRITADO COM A ATITUDE DO AMIGO E EM UM GESTO TOTALMENTE ALUCINADO ENTROU NO BANHEIRO DA FACULDADE ENFURECIDO. BETO QUE ESTAVA LAVANDO AS MÃOS LEVOU UM SUSTO.
- VOCÊ NÃO PERCEBE QUE ATITUDES COMO A SUA EVIDENCIAM UM PRECONCEITO INTERNO? – DISPARA JONATHAM.
BETO PARECE NÃO ENTENDER A SITUAÇÃO - QUE DIABOS JONATHAM ESTAVA PENSANDO PARA ENTRAR NO BANHEIRO DAQUELE JEITO? – PENSOU ELE.
- NÃO É PRECONCEITO JONATHAN! EU NÃO QUERO FICAR PENDURANDO UMA BANDEIRA COLORIDA NA CARA E GRITAR AOS QUATRO CANTOS QUE EU SOU GAY.
- NÃO SE TRATA DE GRITAR SOU GAY. VOCÊ DEVE MOSTRAR QUE GAY NÃO É SINÔNIMO DE PROMISCUIDADE E PALHAÇADA.
- NINGUÉM DIZ ISSO JONATHAM.
- JÁ QUE NINGUÉM DIZ, ENTÃO PORQUE VOCÊ NÃO ASSUME PARA O SEU PAI QUE É GAY?
BETO SENTIA RAIVA QUANDO JONATHAM PEGAVA PESADO.
- O QUE TEM A VER ESSA CONVERSA COM MEU PAI?
- SE O SEU PAI E TODOS OS PAIS DO MUNDO NÃO TIVESSEM UMA IMAGEM TÃO ERRADA DOS GAYS VOCÊ ACHA QUE SERIA TÃO DIFICIL DE ASSUMIR?
BETO FICA SEM PALAVRAS.
- BETO. A ÚNICA REFERENCIA QUE NOSSOS PAIS TÊM É DA MÍDIA. EU DEI SORTE DE TER UMA MÃE QUE FEZ OS DOIS PAPÉIS MUITO BEM, MAS O SEU PAI É UM CARA MACHISTA E A ÚNICA REFERENCIA QUE ELE TEM É A DA MÍDIA QUE SÓ MOSTRA GAYS PROMISCUOS,A VIOLENCIA E A AFETAÇÃO CARICATA.
- VOCÊ É AFETADO! – GRITA BETO SEM PENSAR.
- ESTOU AFETADO AGORA? – GRITA JONATHAM MAIS ALTO AINDA.
OS DOIS SE OLHAM INTENSAMENTE. A CONVERSA NÃO ESTAVA EM UM GRAU PECÍFICO E OS DOIS ESTAVAM QUASE PERDENDO O CONTROLE. JONATHAM RESPIRA FUNDO E TENTA SE CONTROLAR.
- NÃO SEI POR QUE AS PESSOAS TÊM TANTO PRECONCEITO. ISSO INCLUI OS GAYS TAMBÉM. – DIZ JONATHAN TENTANDO MANTER A CALMA - POR ACASO TENHO QUE FORÇAR A BARRA E AGIR DE MODO MASCULINO O TEMPO INTEIRO, SÓ POR QUE AS PESSOAS CONSIDERAM O CERTO SER GAY SEM A TAL DA AFETAÇÃO?
BETO ABAIXA A CABEÇA. DE REPENTE ELE SE SENTIU MAL, POIS HAVIA FALADO ALGO QUE SABIA QUE TINHA MAGOADO JONATHAM. NÃO ERA A SUA INTENÇÃO, MAS AS PALAVRAS SAIAM MAIS RÁPIDAS QUE UMA BALA.
JONATHAM SE APÓIA PERTO DA PIA E FICA ALGUNS MOMENTOS EM SILENCIO. LÁGRIMAS COMEÇAM A CORRER PELO SEU ROSTO.
- NÃO TENHO VERGONHA DE SER O QUE SOU BETO. NÃO IREI MUDAR A MINHA MANEIRA DE SER SÓ PORQUE A SOCIEDADE QUER QUE EU SEJA IGUAL AOS OUTROS... É UMA PENA QUE VOCÊ TENHA TANTO MEDO DE SER QUEM VOCÊ É.
A VERDADE ERA ASSUSTADORA E MESMO NÃO QUERENDO AS PALAVRAS DE JONATHAM PARECIAM SER VERDADEIRAS.
- BETO,VOCÊ FINGE TER UMA NAMORADA SÓ PARA O SEU PAI ACEITA-LO, QUANDO NA VERDADE DEVERIA FAZER ELE TE ACEITAR DO JEITO QUE VOCÊ É.
- VOCÊ NÃO CONHECE O MEU PAI JONATHAM. ELE ME MATARIA SE DESCUBRISSE A VERDADE. AINDA TEM O MEU PRIMO! IMAGINE O QUE SERIA DA NOSSA FAMILIA SE TODOS DESCOBRISSEM A VERDADE!
- E O QUE SERÁ DE VOCÊS SE CONTINUAREM A VIVER UMA FARSA?
- SE TIVESSE UM PAI SABERIA O QUE É A RESPONSABILIDADE DE TER QUE SER MACHO.
JONATHAM SE SURPREENDIA CADA VEZ MAIS COM A CAPACIDADE DE BETO DIZER COISAS TÃO FORTES COM UMA NATURALIDADE ASSUSTADORA. MAS O QUE ELE NÃO SABIA ERA QUE BETO NÃO CONSEGUIA MEDIR AS PALAVRAS. SEMPRE QUE DIZIA ALGO FORTE SÓ CONSEGUIA PENSAR NA GRAVIDADE UM TEMPO DEPOIS. FALAR SOBRE A PATERNIDADE COM JONATHAM ERA CORTAR O SEU CORAÇÃO EM MIL PEDAÇOS.
- VOCÊ TEM RAZÃO BETO. NÃO SEI O QUE É TER UM PAI. MAS EU SEI MUITO BEM O QUE É TER UMA MÃE QUE FAZ O PAPÉL DOS DOIS. PODE TER CERTEZA QUE O MEDO DE DECEPCIONÁ-LA NÃO É MENOS INTENSO QUE O MEDO QUE VOCÊ SENTE EM DECEPCIONAR O SEU PAI. NEM POR ISSO EU VIVO DE FINGIMENTO.
BETO AINDA ESTAVA PROCESSANDO A GRAVIDADE DE TER FALADO QUE JONATHAM NÃO TEM PAI. DEVERIA SER MUITO DIFICIL TER CRESCIDO SEM UM FIGURA PATERNA. APESAR DE TUDO JOÃO, PAI DE BETO, ERA O MELHOR PAI DO MUNDO. TRABALHADOR, HONESTO, ALEGRE... E MUITO MACHISTA. MAS BETO NÃO SABERIA VIVER SEM O VELHO JOÃO. O PAIZÃO RUDE QUE DAVA TAPAS NAS COSTAS, QUE BERRAVA COM JOGOS DE FUTEBOL, QUE AJUDAVA AOS NESCESSITADOS. O VELHO CARRANCUDO COM CORAÇÃO DE OURO. MAS O QUE PODERIA FAZER PARA MUDAR A CULTURA DE UMA VIDA TODA? ELE NÃO TINHA RESPOSTAS PARA ISSO.
JONATHAM COM RÍSPIDEZ PUXA UM LENÇO DE PAPEL E COM UMA POSTURA ERETA E DEFENSIVA OLHA PARA BETO.
- EU NÃO VOU PERDER MEU TEMPO COM VOCÊ. VOU AJUDAR QUEM QUER SER AJUDADO.
JONATHAM JOGA O PAPÉL NO LIXO E VAI EM DIREÇÃO A SAÍDA. BETO OLHA FIRMEMENTE PARA O COLEGA E DÍSPARA.
- ENTÃO DESISTA DO EDUARDO.
BINGO! MAIS UMA VEZ O IMPULSO TOMA CONTA DA LINGUA DE BETO.
- O QUE VOCÊ QUER DIZER COM ISSO? – PERGUNTA JONATHAM APROXIMANDO-SE DE BETO.
- VOCÊ DISSE QUE NÃO VAI AJUDAR QUEM NÃO QUER SER AJUDADO. O EDUARDO POR ACASO PENSA EM SE ASSUMIR PARA OS PAIS DELE?
- O EDUARDO NÃO MENTE. ELE OMITE. UM DIA ELE VAI CONTAR.
- EU CONHEÇO O MEU PRIMO... CONHEÇO A MINHA FAMÍLIA.
- EU CONHEÇO O MEU AMIGO.
OS DOIS SE ENCARAM. BETO NÃO SABIA POR QUE AGIA DE FORMA IMPULSIVA. PORQUE DIZIA AS COISAS TÃO DESENFREADAMENTE. ENTÃO, COMO EM UM DEVANEIO COMEÇA A PENSAR EM SEU PAI. EM COMO ELE É IMPORTANTE PARA SUA EXISTÊNCIA. UM INSTANTE DE REFLEXÃO TOMA CONTA DE BETO. VAGAROSAMENTE ELE SE ENCOSTA NA PAREDE E ABAIXA-SE SENTANDO NO CHÃO. LÁGRIMAS COMEÇAM A DESCER EM SE ROSTO. JONATHAM SE SURPREENDE. PREOCUPADO, ABAIXA-SE EM SUA FRENTE.
- O QUE FOI BETO?
BETO SORRI DE SOSLAIO E OLHA COM TERNURA PARA JONATHAM.
- ACHO QUE ME TORNEI O MEU PAI.
- COMO ASSIM?
- LEMBRO QUANDO EU ERA MAIS NOVO. ELE DIZIA QUE CABRA MACHO ERA FORTE. QUE ENFRENTAVA O MUNDO. QUE ERA PEGADOR... QUE COMIA TODAS.
OS DOIS SORRIEM.
- ELE É UM SUJEITO RUDE. ÀS VEZES ASSUSTA. ASSIM COMO EU. MAS EU SOU FACHADA. NÃO SOU COMO ELE. APENAS REPRESENTO... LEMBRO QUE UM DIA ESTAVA ASSISTINDO UM PROGRAMA. ALGO ACONTECIA E DE-REPENTE AS PESSOAS ESTAVAM ACUSANDO, INJUSTAMENTE, UM POBRE GAROTINHO DE RUA DE TER ROUBADO ALGO. ME EMOCIONEI UM POUCO ... NA VERDADE CHOREI MUITO – BETO SORRI E ENXUGA AS LÁGRIMAS. – MEU PAI APARECEU NA SALA E FICOU ME OLHANDO, ENTÃO ELE TOCOU NO MEU OMBRO E EU LEVEI UM SUSTO.
- E... – PERGUNTA JONATHAM CURIOSO.
- ELE FECHOU A CARA E DISSE: - HOMEM NÃO CHORA.
OS DOIS SORRIEM.
ERA A PRIMEIRA VEZ QUE BETO SE SENTIA A VONTADE PARA FALAR SOBRE SEU PAI. ERA UM DESABAFO SINCERO. ELE GOSTOU DA SENSAÇÃO DE PODER FALAR COISAS QUE NUNCA TINHA FALADO PRA NINGUÉM. JONATHAM SENTA AO LADO DE BETO E OS DOIS CURTEM O SILENCIO. DEPOIS DE ALGUNS SEGUNDOS JONATHAM OLHA PARA BETO.
- TALVEZ SEU PAI TAMBÉM REPRESENTE.
- COMO ASSIM?
- VOCÊ REPRESENTA PARA ELE E ELE REPRESENTA PARA SOCIEDADE...
- É UM CÍRCULO VICIOSO – CONCORDA BETO.
- ISSO SIGNIFICA QUE TEMOS QUE MUDAR A SOCIEDADE. PODE PARECER UTÓPICO MAIS ACHO QUE PODEMOS FAZER ISSO.
- COMO JONATHAM?
- LUTANDO BETO. ESTAMOS ESTUDANDO PARA QUE? VAMOS MOSTRAR O NOSSO LADO. LUTAR PARA MOSTRAR QUE NÃO É ESCOLHA. JÁ NASCEMOS ASSIM! VOCÊ ACHA QUE SE FOSSE ESCOLHA, ESCOLHERÍAMOS O MAIS DIFICIL?
DE ONDE ELE TIRAVA ESSAS IDÉIAS – PERGUNTAVA-SE BETO. JONATHAM COM CERTEZA SABIA SE COMUNICAR.
- FAÇA O TRABALHO COMIGO BETO. VAMOS GANHAR ESSE CONCURSO E MOSTRAR A NOSSA REALIDADE. NOSSAS DIFICULDADES... VAMOS FAZER A NOSSA PARTE E AJUDAR QUEM PRECISA. QUE AS NOSSAS DORES SIRVAM PARA AMENIZAR AS FUTURAS GERAÇÕES.
BETO SORRI.
- VOCÊ É LOUCO... E ÚNICO.
OS DOIS SORRIEM.
- BETO. QUE PROGRAMA O FEZ CHORAR TANTO ASSIM?
- PROMETE QUE NÃO CONTA PRA NINGUÉM? – DIZ BETO FECHANDO A CARA.
- PROMETO.
- CHAVES. O EPISÓDIO QUE TODOS O ACUSAM DE LADRÃO.
OS DOIS CAEM NA GARGALHADA, AINDA SENTADOS NO CHÃO DO BANHEIRO...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário