EDUARDO ENTROU NO QUARTO DE FININHO PARA NÃO ASSUSTAR BETO QUE ESTAVA DORMINDO AO LADO DA CAMA DO HOSPITAL. JONATHAM ARRUMAVA SUA MALA PACIENTEMENTE. EDUARDO DEU TRÊS SOQUINHOS NA PORTA.
- COM LICENÇA, POSSO ENTRAR?
JONATHAM CORRE EM DIREÇÃO AO AMIGO E DÁ UM GRANDE ABRAÇO.
- AMIGO! QUE BOM VÊ-LO AQUI!
- HOJE É O GRANDE DIA!
- NÃO VIA A HORA DE SAIR DESSE LUGAR.
OS DOIS SE ABRAÇAM NOVAMENTE.
- COMO ESTA O BETO? – PERGUNTA EDUARDO.
- CANSADO. PASSOU ANOITE AQUI.
- ISSO É TÃO LINDO. SABER QUE O AMOR AINDA EXISTE...
- POR FALAR EM AMOR. COMO ESTA SEU CORAÇÃOZINHO?
OS DOIS SENTAM-SE Á CAMA DO HOSPITAL.
- ACHO QUE ESTOU AMADURECENDO. NÃO SINTO MAIS AQUELA DOR INTENSA. O MEU CORAÇÃO CONTINUA TRISTE E VAZIO. MAS NÃO SOFRO TANTO COMO ANTES.
- NÃO VÁ SE ACOSTUMAR COM ISSO EDU. VOCÊ PRECISA É DE UM NOVO AMOR. DE PREFERENCIA QUE NÃO SEJA PLATÔNICO.
OS DOIS SORRIEM.
NESSE MOMENTO, HELENINHA APROXIMA-SE DA PORTA DO QUARTO, MAS QUANDO NOTA QUE EDUARDO E JONATHAM ESTÃO NO LOCAL, ELA RECUA UM POUCO, PARA TENTAR FAZER UMA SURPRESA.
- E O RENATO. COMO ESTÃO AS COISAS COM ELE?
- AINDA ESTOU CONFUSO.
- QUE NOVIDADE!
- ELE GOSTA DA HELENINHA.
- E VOCÊ VAI ACEITAR PERDÊ-LO PARA ELA?
HELENINHA MOSTRA-SE SURPRESA.
- EU NÃO SEI O QUE FAZER... A HELENINHA TAMBÉM É IMPORTANTE PARA MIM. O QUE ROLOU ENTRE A GENTE FOI MUITO FORTE.
- ESTÁ INDECISO ENTRE OS DOIS?
- NÃO... EU SEMPRE AMEI O RENATO... MAS ELE GOSTA DELA.
TEMPESTADE Á VISTA – COMO ASSIM EDUARDO AMA RENATO? ELE NÃO AMAVA O THIAGO? – A CABEÇA DE HELENINHA VIRA UM REDEMOINHO DE INDAGAÇÕES.
- SINCERAMENTE, NÃO SEI POR QUE VOCÊ INVENTOU ESSA HISTÓRIA DO THIAGO PRA HELENINHA. SE VOCÊ TIVESSE JOGADO A REAL COM ELA TENHO CERTEZA VOCÊ JÁ TERIA FICADO COM O RENATO. ELA AJUDARIA.
- EU NÃO POSSO FAZER ISSO COM O RENATO.
- PENSA UM POUCO EM VOCÊ, EDU.
HELENINHA COLOCA A MÃO NA BOCA TENTANDO ABAFAR A SUA RESPIRAÇÃO QUE ESTA TREMENDAMENTE OFEGANTE.
- EDU, VOCÊ TEM QUE PARAR DE PENSAR NOS OUTROS E COMEÇAR A PENSAR EM VOCÊ. RESPONDA A SI MESMO. VOCÊ AGUENTARIA VER O GRANDE AMOR DA SUA INTEIRA COM A SUA MELHOR AMIGA?
ELE TENTA CONTER AS LÁGRIMAS. MAS ELAS INSISTEM EM ESCORRER PELO SEU SOFRIDO ROSTO. HELENINHA SAI CORRENDO PELO GRANDE CORREDOR DO HOPITAL – COMO FUI BURRA – PENSA ELA ENQUANTO LIGA O MOTOR DO CARRO.
***
- O QUE ACONTECEU HELENINHA.
HELENINHA NÃO TINHA FORÇAS PARA FALAR. APENAS TENTAVA CONTER AS LÁGRIMAS QUE ERAM MAIS FORTES QUE ELA.
- EU NÃO QUERO FALAR THIAGO.
- OK. MAS VOCÊ PRECISA SE ACALMAR NÃO PODE SAIR DESSA FORMA.
- EU JÁ FUI AO RH PEDIR DISPENSA. VOU EMBORA.
- POR QUÊ?
HELENINHA REPARA PROFUNDAMENTE THIAGO.
- NÃO FAÇA MAIS O EDUARDO SOFRER.
- DO QUE VOCÊ ESTA FALANDO?
- ELE É O MELHOR AMIGO DO MUNDO. ELE NÃO FAZ NADA POR MAL. PELO CONTRÁRIO, TUDO O QUE ELE FAZ É NEGAR OS PRÓPRIOS SENTIMENTOS PARA QUE AS OUTRAS PESSOAS SEJAM FELIZES...PÁRA DE MALTRATÁ-LO. ELE NÃO MERECE.
HELENINHA PEGA A BOLSA E UMA CAIXA.
- ADEUS.
HELENINHA VAI EM DIREÇÃO AO ELEVADOR COM O CORAÇÃO PARTIDO EM TER QUE ABANDONAR O LUGAR QUE VIVEU OS SEUS MELHORES DIAS. MAS ELA JULGAVA SER NECESSÁRIO AFASTAR-SE DE TUDO QUE LEMBRAVA EDUARDO. SENTIA-SE CULPADA POR TER ENTRADO COMO UMA INTRUSA NA RELAÇÃO DELE COM RENATO.
***
HELENINHA PÕE A ÚLTIMA CAIXA E FECHA O PORTA MALAS DO CARRO. HÁ ALGUMAS SACOLAS NO CHÃO. RENATO APARECE CORRENDO EM SUA DIREÇÃO GRITANDO PELO SEU NOME. HELENINHA FINGE QUE NÃO O OUVE. RENATO A SEGURA PELO BRAÇO.
- FIQUEI SABENDO QUE VOCÊ PEDIU DISPENSA DO ESTÁGIO!
HELENINHA COLOCA ALGUMAS SACOLAS NO BANCO DE TRÁS E TENTA EVITAR OLHAR PARA RENATO.
- É VERDADE.VOU SAIR DA EMPRESA.
- POR QUE HELENINHA?
- NÃO ESTOU INDO BEM NA FACULDADE...
- QUE PAPO É ESSE? VOCÊ ESTÁ ESTAGIANDO NA SUA ÁREA!
HELENINHA PRECISAVA SER RÍSPIDA COM RENATO. ELA NÃO QUERIA MAIS SER O EMPECILHO ENTRE RENATO E EDUARDO
- RENATO, EU NÃO QUERO FALAR SOBRE ISSO.
- QUAL O PROBLEMA?
- SÓ PRECISO DE UM TEMPO PARA REFLETIR SOBRE ALGUMAS COISAS. E ALÉM DO MAIS ACHO QUE FOI UM ERRO TER APARECIDO NA VIDA DE VOCÊS. ACABEI ATRAPALHANDO TUDO.
- ATRAPALHANDO O QUE? VOCÊ É UM ANJO QUE APARECEU EM NOSSAS VIDAS.
SILÊNCIO...
- SEJA SINCERA COMIGO. VOCÊ ESTÁ INDO EMBORA POR CAUSA DO EDUARDO, NÃO É?
- É CLARO QUE NÃO! – GRITA HELENINHA SEM PACIÊNCIA PARA EXPLICAR.
- OLHA SÓ PRA VOCÊ! MAL CONSEGUE ME ENCARAR, ESTÁ NA CARA QUE ESTÁ ESCONDENDO ALGO.
- EU SÓ QUERO IR EMBORA RENATO – RESPONDE HELENINHA AOS PRANTOS- SÓ QUERO ESQUECER QUE FIZ TUDO ERRADO... ACABEI CRIANDO SITUAÇÕES QUE EU JAMAIS QUIS CRIAR.
- SEJA ESPECIFICA.
HELENINHA ENCARA RENATO COM RECEIO, COMO SE QUISESSE EXPLICAR TUDO PARA ELE. TUDO O QUE ELA MAIS QUERIA ERA VER EDUARDO E RENATO FELIZES.
MAS ELA COMETERIA MAIS UM ERRO CONTANDO TODA A VERDADE PARA RENATO?
- EU TENHO QUE IR.
HELENINHA VAI EM DIREÇÃO AO CARRO. RENATO SEGURA EM SEU BRAÇO NOVAMENTE. ELE A ENCARA COM SUPLICIO NO OLHAR.
- NÃO VÁ.
ERA TERRÍVEL A SENSAÇÃO DE OBSERVAR A FACE SOFREDORA DE RENATO. O MEDO DE PERDER HELENINHA PARA SEMPRE ERA UMA POSSIBILIDADE ASSUSTADORA. ELE PRECISAVA CONVENCÊ-LA DE QUE UM SUPOSTO ROMANCE COM EDUARDO NUNCA DARIA CERTO.
- ESQUEÇA ISSO HELENINHA, ELE NÃO TE AMA.
- A GENTE NÃO MANDA NO CORAÇÃO, RENATO.
- SEI QUE NÃO, MAS VOCÊ TEM A CHANCE DE MUDAR ISSO. ESTÁ EM SUAS MÃOS FAZER A ESCOLHA CERTA.
- A ESCOLHA CERTA DO QUE?
RENATO, RECEOSO, SUSPIRA FORTEMENTE E FAZ CARA DE PIEDADE.
- ... FICA COMIGO.
HELENINHA REPARA IMPACTADA PARA RENATO. ELA JAMAIS IMAGINOU RECEBER UM PEDIDO TÃO LINDO EM UMA HORA TÃO... ERRADA.
- EU NÃO POSSO.
- POR FAVOR... SEI QUE POSSO FAZER VOCÊ GOSTAR DE MIM. NÃO LIGO DE VOCÊ GOSTAR DELE, O IMPORTANTE É QUE VOCÊ DEIXE EU MOSTRAR QUE MESMO NÃO SENDO GAY, EU TAMBÉM SOU LEGAL...POSSO TE COMPREENDER,POSSO OUVIR VOCÊ FALAR DE MARCA DE ABSORVENTE, O ATOR BONITINHO DA TELEVISÃO, O CAPITULO DIÁRIO DA NOVELA. SÓ QUERO TER VOCÊ...
HELENINHA REPARA RENATO COM INTENSIDADE.
- NÃO POSSO!
- CLARO QUE PODE.
RENATO PÕE A MÃO EM VOLTA DO PESCOÇO DE HELENINHA PUXANDO-A RÍSPIDAMENTE. ELE A BEIJA. A GAROTA DEIXA-SE ENVOLVER INTEIRAMENTE. EM NENHUM MOMENTO ELA CESSA O BEIJO. O BRAÇO FORTE DE RENATO A ENVOLVE DEIXANDO-A EXTREMAMENTE SEM REAÇÃO. O BEIJO É DESESPERADO E ROMÂNTICO.
DO OUTRO LADO DA RUA EDUARDO APARECE OBSERVANDO CATATÔNICO A CENA. ELE FICA IMPACTADO E MANTÉM-SE ASSIM POR ALGUNS SEGUNDOS, ATÉ QUE, COM LÁGRIMAS NOS OLHOS SAI ANDANDO. HELENINHA, AGORA DESESPERADA, CESSA O BEIJO.
- NÃO POSSO FAZER ISSO...
HELENINHA, DESESPERADA, ENTRA NO CARRO. ELA ACELERA E VAI EMBORA. RENATO, SURPRESO, PASSA A MÃO NOS LÁBIOS, REPARANDO A SAÍDA DO AUTOMÓVEL.
HELENINHA DIRIGE. ELA TOCA NOS LÁBIOS ENCANTADA E AO MESMO TEMPO TEMEROSA PELO QUE ACONTECEU.
***
EDUARDO ANDA TRISTEMENTE PELA RUA. LÁGRIMAS ESCORREM PELO SEU ROSTO. ELE DEMONSTRA NO OLHAR TODA A TRISTEZA QUE ESTÁ SENTINDO. VÁRIAS PESSOAS TRANSITAVAM PELA RUA E MESMO RODEADO PELAS PESSOAS O GAROTO ESTAVA TRISTE E SOLITÁRIO.
***
A ALEGRIA DE RENATO ERA IMENSA. ELE NÃO PARAVA DE SORRIR. ELE SABIA QUE HELENINHA TAMBÉM HAVIA GOSTADO DO BEIJO. ESSA SERIA A SUA PRIMEIRA INCIATIVA PARA TENTAR CONQUISTÁ-LA.
***
DURANTE ALGUNS DIAS HELENINHA SE MANTEVE TRANCADA EM SEU QUARTO. VÁRIAS DÚVIDAS PASSAVAM EM SUA CABEÇA. PENSOU ATÉ EM VOLTAR PARA O INTERIOR. MAS SERIA PIOR VOLTAR COMO UMA PERDEDORA. AFINAL, NA CAPITAL ELA TINHA TODO FUTURO PELA FRENTE. ELA NÃO ATENDIA MAIS AOS TELEFONEMAS DE RENATO E EDUARDO. CERTO DIA EDUARDO RESOLVEU IR ATÉ O SEU APARTAMENTO. ELA PEDIU PARA SANDRA MENTIR E DIZER A ELE QUE HAVIA VIAJADO. EDUARDO ACHOU ESTRANHO. MAS PREFERIU NÃO FORÇAR A BARRA.
SANDRA NÃO CONCORDAVA COM A ATITUDE DA PRIMA E UM DIA RESOLVEU ENTRAR NO QUARTO PARA ABRIR A JANELA A FIM DE DEIXAR ENTRAR UM POUCO DE LUZ E DIZER UMAS VERDADES A PRIMA.
- VOCÊ NÃO VAI PODER FUGIR A VIDA INTEIRA. ELES SÃO SEUS AMIGOS.
- NÃO VOU FUGIR. SÓ VOU ESPERAR A POEIRA BAIXAR...
- ENQUANTO ISSO ELES SOFREM PELA SUA AUSÊNCIA?
- É MELHOR PRA TODOS SANDRA.
- SÓ ESTA SENDO BOM PRA VOCÊ QUE CONHECE OS MOTIVOS. HELENINHA, AMIZADE É COMO UM RELACIONAMENTO ENTRE NAMORADOS. TEM QUE SER CLARO. VOCÊ NÃO PODE SIMPLESMENTE ABANDONAR UMA PESSOA SEM DIZER OS MOTIVOS.
- VOCÊ NÃO ENTENDE SANDRA, EU NÃO POSSO DIZER OS MOTIVOS.
- ENTÃO OMITA. DIGA QUE NÃO PODE DIZER. QUE É COISA SUA... MAS NÃO OS DEIXE NA EXPECTIVA DE VE-LA. MIL COISAS DEVEM ESTAR PASSANDO NA CABEÇA DELES. VOCÊ NÃO PERCEBE ISSO? ESTA SENDO EGOISTA. SÓ ESTA PENSANDO EM VOCÊ.
- EU SEI SANDRA. DEVE SER POR ISSO QUE TODOS ME ABANDONAM NÃO É? EU DEVO SER UM SER HUMANO TERRÍVELMENTE EGOCÊNTRICO.
HELENINHA AOS PRANTOS CHORA. SANDRA A ABRAÇA.
- VOCÊ ESTA MISTURANDO TUDO MINHA PRIMA. O SEU PASSADO AMOROSO NÃO TEM NADA A VER COM O QUE VOCÊ ESTA PASSANDO AGORA. AQUELAS PESSOAS NÃO TE ABANDONARAM. FOI DEUS QUE AS TIROU DA SUA VIDA. ELAS NÃO ERAM DIGNAS DO SEU AMOR. QUANTO AO EDUARDO E O RENATO É VOCÊ QUE ESTA OS ABANDONANDO! VOCÊ SÓ NÃO ESTA PERCEBENDO O GRANDE ERRO QUE ESTA COMETENDO POR QUE NÃO ESTA SE PERMITINDO ENXERGAR AS COISAS. ONDE ESTA A HELENINHA QUE EU CONHEÇO? A MELHOR DE TODAS? A GAROTA SUPER SENSÍVEL QUE QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DO MUNDO? A MENINA QUE MESMO DIANTE DOS PROBLEMAS DÁ UM SOCO NO BAIXO ASTRAL E MELHORA A AUTO-ESTIMA DE TODAS AS PESSOAS?
SANDRA DEITA-SE EM FRENTE A PRIMA :
- LEMBRA QUANDO TÍNHAMOS TREZE ANOS E CONTEI A VOCÊ QUE EU GOSTAVA DE MENINAS?
- LEMBRO – RESPONDE HELENINHA CHOROSA.
- VOCÊ LEMBRA QUAL FOI A SUA RESPOSTA?
- SIM. NA ÉPOCA EU ESTAVA LENDO UM LIVRO SOBRE FILOSOFIA HIPPIE E DISSE QUE O AMOR TINHA QUE SER LIVRE INDEPENDENTEMENTE DO SEXO DA PESSOA.
AS DUAS SORRIEM.
- VOCÊ NÃO TEM NOÇÃO O QUANTO AQUILO ME AJUDOU. HELENINHA, VOCÊ FOI A RESPONSÁVEL PELA MINHA ACEITAÇÃO. O MUNDO ERA UMA GRANDE CONFUSÃO ANTES DAS SUAS PALAVRAS E TRANFORMOU-SE EM OUTRO DEPOIS DELAS. ÁS VEZES ACHAMOS QUE OS PROBLEMAS SÃO ENÓRMES PELO SIMPLES FATO DE NOS ENTREGARMOS A ELES. MAS SE COMEÇARMOS A VER O LADO POSITIVO DAS COISAS COM CERTEZA CONSEGUIREMOS SIMPLIFICAR OS FATOS.
SILÊNCIO.
- HELENINHA. VOCÊ ME ENSINOU ISSO.
HELENINHA CHORA. ERA MOTIVADOR SABER QUE ELA ENSINOU ALGO QUE AGORA ESTAVA SERVINDO PARA LEVANTÁ-LA.
- VOCÊ IRÁ ME DECEPCIONAR AGORA? OU IRÁ MOSTRAR NA PRÁTICA QUE VOCÊ É CAPAZ DE FAZER O QUE ME ENSINOU NA TEORIA?
HELENINHA SORRI E ABRAÇA SANDRA.
ELA NÃO SABIA AINDA COMO LIDAR COM A SITUAÇÃO. MAS DE UMA COISA ELA TINHA CERTEZA. MESMO DIANTE DOS PROBLEMAS PRECISAVA SER FORTE. AFINAL DE CONTAS ELA APRENDEU COM SUA FAMÍLIA QUE PENSAMENTO POSITIVO FAZIA MILAGRES. E QUE TRISTE ERA O HOMEM QUE SE ABATIA FACILMENTE COM OS PROBLEMAS.
A VIDA É ASSIM MESMO. SÓ COM AS QUEDAS É QUE APRENDEMOS PARA NOS TORNARMOS PESSOAS MAIS FORTES.
RENATO, HELENINHA, EDUARDO E THIAGO ERAM APENAS JOVENS QUE ESTAVAM COMEÇANDO A APRENDER A LIDAR COM OS PROBLEMAS DA VIDA...ERA A MATURIDADE E EXPERIÊNCIA BATENDO A PORTA..
Nenhum comentário:
Postar um comentário