domingo, 20 de setembro de 2009

FESTIVAL DE CINEMA MUBE


Participar da 1º edição do festival de cinema independente do Mube foi o melhor acontecimento do ano! O vídeo “Loucuras de um cineasta” foi produzido para uma matéria da faculdade chamada “criação em imagem e som”. Produzi o vídeo sozinho na minha casa e o objetivo era testar se conseguia produzir e dirigir uma história que eu tinha criado.
No dia 25 de maio de 2009 captei as imagens na minha casa. Levei umas 12 horas, pois, eu tinha que tomar cuidado com os ângulos, a luz, o som... Tudo!
Foi um intenso exercício de paciência e criação.
A edição demorou 16 horas! O responsável por ela foi o Diego Barbosa Rodrigues e ele se esforçou muito para que o vídeo ficasse o mais agradável possível!
O esforço com certeza valeu a pena. O trabalho recebeu nota 10 e fiquei muito feliz com o resultado.
O próximo passo foi inscrever o vídeo em festivais e, para minha surpresa, ele foi selecionado para participar do 1º festival de cinema independente do MUBE. Os filmes foram avaliados e selecionados pelo curador Christian Petermann,crítico de cinema e colaborador do guia da folha de São Paulo e das revistas Rolling Stones e Isto É Gente.
O evento ocorreu no dia 19 de setembro de 2009 e foi muito importante para minha carreira porque eu pude provar para mim mesmo que com muito esforço e dedicação as coisas boas sempre acontecem!

Loucuras de um cineasta, mais do que um exercício foi um manifesto para atual geração de cineastas brasileiros. Não podemos ficar esperando captar um milhão em recursos para poder colocar nossas idéias em prática! Pode parecer clichê, mas, com uma câmera na mão e uma idéia na cabeça podemos fazer milagres!
Loucuras não é um exercício de ego do tipo: “Olhe eu fiz sozinho”! E sim um estímulo para que todos que queiram fazer um filme coloquem realmente a mão na massa!
Se o trabalho que eu fiz sozinho ficou tão legal, imagine se fosse feito em equipe? Sairia mil vezes melhor!
O vencedor de melhor curta que concorreu na minha categoria foi o excelente “Darluz” de Leandro Goddinho. Ele ganhou por merecimento pois a produção era de altíssima qualidade e o trabalho em questão era o TCC (trabalho de conclusão de curso) do diretor.
Participar do festival só me estilou a correr ainda mais em busca dos meus objetivos. Afinal, ser selecionado para ter um curta exibido em um festival dessa qualidade já é uma vitória. Mas no próximo eu quero o troféu!!....rs....
Agradeço a todas as pessoas que votaram no meu vídeo e prometo que meus próximos vídeos serão muito melhores!
Beijão no coração e obrigado por tudo.
Valtinho Rege.

O jogador de futebol Raí entregou um dos prêmios!


Christian Petermann,crítico de cinema e colaborador do guia da folha de São Paulo e das revistas Rolling Stones e Isto É Gente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário